29.8.08

27.8.08

day 9


day 8




day 7

chegou a tia joão


com as unhas dos pés a cair, os joelhos duridos, cheia de histórias e aventuras para contar
a inspiração que sempre foi

e trouxe a kitty

rescaldo: festas da sra da agonia 2008

viana é amor

serenata no rio lima

o fogo de artifício mais lindo que já vi

ainda mexem, 380 km depois!

o bailarico "autoregulado, mas muito organizado", rosa dixit


rosa e filipe a matarem saudades da feira popular


yummy


os ciclistas: rosinha, ricardo e filipe

linda concertinista

no desfile etnográfico

vinho é na malga

sulfatar




ourada

detalhe algibeira

detalhe avental

vou escrevendo à medida que ponho as fotografias. depois de tantas já postas. adoro viana, um bocadinho mais. saí de lá mais inspirada, foram dias refrescantes, estes. passei a semana no seio de uma família muito bonita. passei-a também junto de um grupo de amigos antigo e também ele muito bonito. à cati, mafalda, paula, sr. baldemar (hehe), sra. ana maria, joão, miguel, tânia, tio serafim, família do joão, muito obrigada.

saí de lá ainda mais confusa com a questão dos trajes. o traje de viana tem de ser dos mais complexos de portugal. saí de lá com mais vontade do que a que já tinha, de estudar isto - já passei a manhã a desenhar algibeiras no meu caderninho! adorava trajar. quem sabe, para o ano. elegi o traje azul de campo como o meu favorito. ganhei uma paranoia absoluta por padrões de aventais.

as festas da sra. da agonia, sendo uma festa massiva, necessita de uma organização ao mesmo nível. isso é obvio. concertos, festas, procissões, tudo agendado, tudo bem estruturado. é óbvio que o mais interessante ocorre para lá dessa previsibilidade, ocorre para lá dos programas. desde o dia 0 das festas que ouvimos às 1, 2 da manhã as concertinas a tocar numa praça; os bailes inerentes e imprevistos, quem não sabe que se junte que a gente ensina, e as concertinas sempre sempre a tocar. dá-se mais uns passos e eis os cantares ao desafio. são duas da manhã, só estavam programados para as 15h, com o famoso canário! mas neste ajuntamento, estavam a ouvir dois miudos novos, um rapaz e uma rapariga que se desafiavam e riam.
a cena é o underground da romaria massificada.
a cena é a romaria da serra d'arga, ou do cú de judas.
apesar de linda esta romaria - nunca vi gente tão orgulhosa da sua tradição - apercebi-me que são poucos os vianenses que assistem às suas festividades. para quem é esta festa?

nestes dias recebemos a visita da linda rosinha, que com o ricardo e o filipe fez um trilho invejável de bicicleta; comi o primeiro algodão doce da minha vida; tive tantas ideias.

sabes que mais
viana é amor
hah

mais fotos aqui e aqui

11 - Read ten classic books (1/10)

as vinhas da ira - john steinbeck - 1939
li-o ao longo do mês de agosto. tenho uma certa tendência a escolher livros errados para leitura de verão. calhei de ler "se isto é um homem" de primo levi durante as férias de verão, antes de entrar para a universidade. curiosamente, fui estabelecendo paralelismos entre os dois livros à medida que o lia. e se tivesse lido outros livros sobre a miséria, mais ligações conceberia.
é uma leitura esplêndida, cansativa no início mas a partir de certa altura nos deixa constantemente com o coração nas mãos. isto de ler clássicos é outra história. é um bom remédio para retomar o hábito da leitura, que andava parado por medo a pesos na consciencia. mas já não está.

adiante.

as vinhas da ira foi escrito durante a grande depressão nos eua. relata a história de uma família que vivia do que cultivava nas suas terras, os joads, do estado de oklahoma. alterações na indústria da agricultura começavam a revelar ao monstro do Banco que a cultura da autosuficiência não era lucrativa, pelo que estes embarcaram numa estratégia de expulsão das pessoas das suas próprias casas [um tractor não se cansa, um tractor faz o trabalho de dezenas de homens]. uns papeis amarelos foram circulando por milhares de famílias, dizendo que na california os pomares eram fartos e trabalho não faltava. esses papeis pediam oitocentos trabalhadores. mas foram milhares as famílias que os leram, milhares as famílias expulsas da sua própria casa, milhares as que rumaram à california com o destino encoberto, com comida para a viagem, com alguns dólares no bolso.

pelo caminho as famílias desfazem-se, morrem, fogem. as crianças morrem de fome, os velhos de doença, os pais enlouquecem de ouvir os filhos a pedir comida e não ter que dar. os oakies, como eram tratados pelos californianos, são uma ameaça, são milhares, a querer trabalhar por seja lá o que for. são discriminados por cheirarem mal, por viverem em acampamento imundos, por se sujeitarem a trabalhos, por roubarem pão.

os homens de negócio nunca estiveram tão felizes, podendo pagar tão pouco e nunca faltando mão-de-obra. 2,5 cents por caixas de pêssego nem dá para comer, mas há quem se sujeite a tal, e ainda por menos!

o tal paralelismo com se isto é um homem:

- o homem, em condições miseráveis, é todo ele igual, seja bom, seja digno. se tem fome, rouba. se precisa de dinheiro, faz com que os outros ganhem menos para ele receber algum. o que importa é lutar, é sobreviver, é manter alguma coisa viva.

- a bondade das pessoas, em situações difíceis, excede-se e é linda. de igual para igual, em condições difíceis, mas humanas, a bondade torna tudo mais suportável.

- as mães são as rainhas das famílias. como diz a cati, as mães devem tirar um curso secreto quando estão grávidas. porque sabem sempre o que fazer, o que dizer, quando fazer e quando dizer. são um antro de força, de lógica, de amor.

tomorrow you'll hide

suponho que todos tenhamos daquelas músicas eternas, que podemos ouvir centenas de vezes e são sempre maravilhosas.
ontem, muitos meses depois, voltei a ligar o meu disco externo com todos os meus álbuns. tenho uma música em repetição, sei que já a escutei centenas de vezes, está seguramente num top 5 de mais rodadas. chama-se tomorrow you'll hide e é dos quasi

Fail us down we'll fall
Spin your web tight
So you could end it all
Or shine so bright
Do you miss me ?
Will we always be wrong ?
Am I just a memory
Who plays along ?
Happy sad it makes me mad
I knew when you cried
What happened tonight
Tomorrow you'd hide
Forget me cause I won't forget you
Or the things you said today and maybe didn't mean.

é muito pequenina, acho-a linda, pesada. quem nunca disse coisas que não devia ter dito.
terei muito gosto em envia-la a quem a quiser ouvir. agora se me permitem, está a shannon wright. estou a matar saudades, caramba, praticamente um ano sem música, como é possível.

24.8.08

day 6



day 5

day 4




23.8.08

take 3: a caminho