ainda antes da oficina, depois de um almoço bem familiar, demos um pulo a bragança, e sem dar por ela, passámos mesmo ao lado do museu ibérico da máscara e do traje. ora essa, entrámos e vimos uma impensável riqueza de trajes que se utilizam em festividades de inverno, carnaval, natal e afins. lamento as fotografias envidraçadas (fotos da lili, aliás), mas o museu merece uma visita. é pequenino mas bem rico e bem documentado. dá para maravilhar com a originalidade do povo, o aproveitamente lindíssimo de recursos da terra.

depois regressámos de novo a santulhão, e com uma oficina recheada de gentes, caótica e divertida, lá fomos para um jantar com a famelga que nos adoptou. depois...ouvíamos já os gaiteiros na rua, os pauliteiros já quentes...não dá mais, saímos logo!e mal saímos já demos por nós em cima de um belo burro mirandês (o meu tropeçava muito e o dela tinha medo das sombras) e tínhamos mesmo à nossa frente os pauliteiros de malhadas a fazer as maiores brutalidades com os palos.

a noite...meu deus, a noite é assim...assim que vêem gente nova, começam a meter conversa, a pagar bebidas, a oferecer senhas...a queimada, as sandes de porco, a fogueira, o bailarico onde TODOS entram.
nem tenho palavras, foi o melhor festival em que já estive, o mais caloroso, aquele genuíno e sem grandes presunções. é quase um festival de família, numa freguesia com grande orgulho e grande sentido de comunidade. quero voltar.
deitamo-nos a amanhecer e só nos deixaram sair depois de uma grande sandes de porco assado no espeto comida no seio de uma família que não conhecíamos...
cada vez mais gosto de trás os montes. costuma-se dizer que se é de alguma terra "do coração". pois eu gostava de ser transmontana de coração.
Que rijo!
ResponderEliminartenta ir pro ano!
ResponderEliminarOra Jo, eu tenho lido todos os posts e raramente comento, confesso. Mas tenho um apontamento a fazer:
ResponderEliminarQue tal ajudares a malta que não está ciente desses festivais anunciando-os antes que conteçam? Talvez assim para a próxima também possa ir e ver e apaixonar-me...suspiro.
Beijos :]
Verita! Como disse eu também não soube, tive um convite directo sem grandes descrições e lá fui.
ResponderEliminarAgora podes estar segura que sempre que houver destas coisinhas eu mando e-mail à malta:)
beijinhos