5.6.08

a cor da camisola

Há muita coisa que me irrita no facto de Domingo toda a tarde, em todos três canais generalistas, se fazerem "Especiais Selecção". Ou como dizia o Tiago, só faltava mesmo saber de que cor era o papel higiénico com que o Cristiano Ronaldo limpou o rabo naquele dia.

Mas há algo nisto e nisto que me emociona. Desde o momento em que vi os emigrantes acolher a selecção, até chegar à Suiça e ver as bandeiras portuguesas nas janelas. Só portuguesas, para já. Os portugueses fazem-se ouvir, e os suiços abrem lentamente a pestana. Mas sem saber muito bem o que é que lhes está a acontecer.

Ontem li no público:

"Bem vindos a outro mundo." A frase lia-se num jornal suiço publicado ontem e ainda se referia à chegada da selecção a Neuchâtel, quando perto de 10mil portugueses aguardaram durante horas que o autocarro que transportava os jogadores passasse à frente dos seus olhos. Mas talvez amanhã o jornalista que escreveu aquela frase tenha que reformular, escrevendo: "Bem-vindos a outro universo."
(...)
Para um suiço distraído, a selecção portuguesa tinha acabado de golear o seu adversário, no estadio de Neuchâtel. Contrariando as restrições impostas pelas autoridades, durante várias horas, os portugueses passearam-se no centro da cidade buzinando os seus carros sem temer multas.
E mais do que em território nacional, é na Suíça que a selecção tem recebido maior apoio. É na Suíça que se vêem mais bandeiras portuguesas nas janelas. É na Suíça que se encontram mais pessoas com t-shirts de Portugal vestidas. Por muito confuso que tudo isto possa parecer a um suiço.

Sem comentários: