27.10.08

22. Make quince cheese with my grandma

por falar em domingos.

passei o fim de semana na póvoa, onde os domingos são domingos. e quando há sol, há sol na casa toda. e quando acordo, olho pela janela e é tudo verde e fresquinho, e ouvem-se os pássaros e a cadela a ladrar. (na minha casa também ouvia, mas aqui em braga, só ouço carros.)
e ontem, finalmente aprendi a fazer marmelada com a minha avó.

os marmelos com casca com o açúcar, em camadas.

cozer em lume brando. e enquanto se espera, comer uma boa, boa açorda alentejana da avó.

e quando estiver a lamber as beiças e a admirar o cheiro a coentros e alho da sala de jantar, vir à cozinha e descobrir que os marmelos já estão assim.

passado mais um bocado, voltar e verificar que aqueles pedaços de marmelo cru, pálido e amarelado, têm agora um ar cristalizado e dourado, e deixam a cozinha com aquele cheiro que só faz voltar a lamber as beiças mais uma vez.

mas atenção! ele está muito quente: não provar logo, corre-se o risco de se queimar (seriamente) a língua com os lábios. (não, não caí nesse erro outra vez - já foi o suficiente quando tentei caramelizar amêndoas)

quando os marmelos já têm esse ar cristalizado e bom, bom para provar, está na altura da varinha mágica.

passar tudo, bem passadinho.

aproveitar tudo, bem aproveitadinho. que é pecado deitar-se comida fora. deitar tudo em tigelas e esperar que fique uma boa e sólida marmelada. que não durará, certamente, mais do que duas semanas (e eram aí umas 8 tigelas...)

9 comentários:

Joana disse...

ai:D
que cor bonita

RiSo disse...

ai ficou a apetecer me tanto dar uma dentada nessa marmelada! E açorda..!!! Inveja :p Fizeste-me lembrar castro verde..a ultima vez que comi marmelada, e aquela era tão, tão boa, a marmelada feita pela Dona Ermelinda..

joui disse...

eu não preciso de ir a castro verde. tenho o alentejo na póvoa de lanhoso :)

joui disse...

e tu também, sempre que quiseres!
a minha avó ficaria toda contente de fazer açorda para as minhas amigas :)

RiSo disse...

Ah! Agora me lembro, eu já me fiz convidada! Olha, está feito, vou por isso na lista de coisas a fazer nas duas semanas em portugal: comer a açorda da tua avó :)

cursed eyes disse...

também quero!
nunca comi açorda na vida!

olha lá e tu comes o quê? coentros?

IandU disse...

Até tive vontade de fazer também ;)

joui disse...

jo, não sejas mazinha!
a açorda come-se perfeitamente com o bacalhau, só com o ovo escalfado. e mesmo que ela não comesse ovos, podia sempre comer o resto (que é o pão com a sopa), embora isso já não tenha muita piada :P

joui disse...

já disse ontem à minha avó que vocês queriam comer açorda (é claro que tb contei contigo, jo!) e ela ficou toda vaidosa :D