14.4.09

barcelona - coisas das ruas e pequenos momentos

mas há coisas que nem precisam de ser incontornáveis, nem andar de nariz no ar para encontrá-las. pequenos recantos, instantes que se apanham, com sorte, na máquina. mas que valem por si só, por serem gratuitos e inesperados. como se fossem acidentes.

não tinha ido a este jardim da outra vez. mas vi que tinhas escrito no meu livro que valia a pena e lá fomos nós. na capela do antigo hospital, havia uma exposição, onde um velho senhor meteu conversa comigo e insistiu noutros recantos da sua barcelona que eu devia visitar. e que falar diferentes línguas era como cantar. a linguagem é música, dizia ele.

"las palabras no tienen absolutamente ninguna posibilidad de expresar nada. en cuanto empezamos a verter nuestros pensamiento en palabras y frases todo se va al traste." [marcel duchamp]
já me tinha ocorrido...
um portão com pinta
e a sinalização de saída dos becos da cidade vielha, que se entrelaçam, se torcem e se cosem. e onde chineses me vieram pedir indicações e eu fiz de conta que era dali.

o endereço mais engraçado de se escrever, carrer d'en tantarantana. dá vontade de o cantarolar.

e que nos levou até ao museu de chocolate.

que por si só é uma desilusão e uma perda de tempo, exceptuando os bilhetes que são barrinhas de chocolate negro. mas tem a particularidade de estar inserido numa escola de pastelaria que tem uma vitrine com muitos metros por onde podemos espreitar para uma das salas de aulas. e onde fiquei seguramente uma hora a ver pasteleiros-to-be a amassarem massa folhada, a fazerem ovos de chocolate artesanais e a cobrirem triângulos de massa folhada com uma pasta de merengue que os deverá depois tornar em jesuítas... escusado será dizer que foi preciso arrancarem-me, e à rita, de lá. pergunto-me se não seria uma vocação mais apropriada para mim, aprendiz de pasteleiro.

e uma farmácia à maneira. eu tornava-me cliente, seguro.

andar de guarda-chuva na rua e ir às compras de carrinho. como se fôssemos da casa.

2 comentários:

Joana disse...

bem, este que valha pelos três belíssimos posts
foi um prazer ler esta empreitada por barcelona, as fotos estão belas belas belas belas!
parabéns:D
e a mais viagens assim

Anónimo disse...

:) oui