8.10.10

outono é maçã e canela

queria-te falar de um bolo.

deste bolo.

a foto é terrível: lá fora, estava um dia de chuva torrencial, escuro. mais vale ficar dentro de casa a fazer bolos. e depois, a vontade de comer o bolo era mais do que muita. não havia nem tempo nem paciência para andar a procurar o ângulo perfeito para o bolo.

maçã e canela. o primeiro bolo que aprendi a fazer era de maçã e canela. tenho inúmeras repetições no meu repertório de maçã e canela; aliás, acho que é metade maçã e canela e metade outras coisas. ainda assim, experimentei mais uma variação, com o meu primo francisco, o meu compincha na arte de destruir cozinhas.

este é do mais simples que há. comfort food. para fazer num dia de outono no intervalo de um filme foleiro e comê-lo todo no intervalo a seguir. de preferência com um grande copo de leite bem frio.

bolo de iogurte, maçã, nozes e azeite
(adaptado daqui)

1 medida (125ml) de iogurte natural
1 medida de açúcar amarelo*
1 medida de azeite
3 ovos grandes
3 medidas de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento em pó
2 maçãs vermelhas (das pequenas)
1 mão cheia de nozes descascadas
2 colheres de sopa de manteiga
2-3 colheres de sopa de açúcar

corta uma das maçãs às rodelas e salteias num tacho com uma colher de sopa de manteiga e uma de açúcar. quando a maçã estiver quase loura, usa-a para forrar o fundo de uma forma (daquelas com um buraco). corta a outra maçã aos cubinhos e salteias da mesma forma com o resto da manteiga e açúcar. reserva.

num recipiente, mistura o iogurte, ovos, azeite, açúcar e canela. bate bem. noutro recipiente, deita a farinha, fermento e sal. deita este preparado no dos ingredientes húmidos. junta a maçã e o punhado de nozes, já cortadas aos pedaços.

deita tudo na forma e leva ao forno a 180ºC até ficar cozido.

come-o ainda quente, ou então, se conseguires aguentar, deixa-o para o dia seguinte: os sabores ficam todos mais acentuados. simples e delicioso!

*na receita original usam-se duas medidas de açúcar: eu é que não gosto dos bolos muito doces, acho que metade da quantidade original é mais do que suficiente!

1 comentário:

Joana disse...

ena pá
parece tão bom! vou mesmo experimentar :D
com tudo a metade, não tenho forma para isso tudo! ehehhe
merci, beijinhos!