12.1.11

1. orangette

quando decidi que um dos itens na lista seria uma receita nova por semana, pensei para mim que só haviam de contar receitas que pudessem constituir refeições. desde que comecei a viver sozinha, a vontade de cozinhar pratos que demorem mais do que 15 minutos a preparar é perto de zero - sobretudo se a probabilidade de comer restos durante 2 semanas for perto de 1. isto quer dizer que o repertório se tem tornado repetitivo e já há algum tempo que ando com vontade de inovar. nos produtos, nas receitas, no estilo cozinhístico da minha vida em geral.

mas esta semana chegou este livro, que comprei quando ainda viva no mundo de fantasia em que iria ter tempo durante as festas para fazer e oferecer umas iguarias que iria ter muito tempo para cozinhar. é óbvio que essa fantasia não se realizou, mas as receitas do livro continuam lá e uma das que é possível concretizar sem ir numa busca impossível por ingredientes de que nunca ouvimos falar é de orangette.

por coincidência, orangette é também o nome do meu primeiro amor bloguístico-culinário e, por muito que casca de laranja cristalizada me faça confusão, nada melhor para começar a escrever sobre as receitas que irei experimentar ao longo deste ano.

A receita (adaptada deste livro) é assim:

4 laranjas
500g de açúcar
500ml de água
1 vagem de baunilha
3 ou 4 coisos (flores? sementes?) de cravinho
chocolate preto para cobertura (opcional)

usando uma faquinha pequena, mas bem afiada, fazer vários cortes longitudinais na casca, mas sem cortar a laranja. retirar a casca com cuidado, preservando ao máximo a parte branca. cortar a casca da laranja em tiras com pouco mais de meio centímetro de largura.

obrigar toda a gente que esteja em casa a comer laranjas ao lanche.

colocar as tiras de casca numa panela e cobrir com água. deixar levantar fervura, ferver durante 2 - 3 minutos e despejar a água. repetir mais duas vezes. este processo retirará a acidez à casca da laranja.

lavar e secar a panela. colocar a água e o açúcar, a vagem de baunilha aberta e o cravinho. deixar levantar fervura, mexendo de vez em quando para dissolver o açúcar. adicionar as cascas de laranja e baixar o lume para o mínimo. continuar a cozinhar durante 2 a 3 horas, até as cascas estarem muito tenras e translúcidas.

usando uma tenaz, retirar as cascas da calda, retirando o excesso e colocar numa folha de papel vegetal, numa única camada. deixar as cascas secarem, para que o açúcar cristalize - o que pode demorar até 2 ou 3 dias.

antes de embalar, envolver as tiras em açúcar.

--

eu ainda não experimentei, porque me esqueci de comprar chocolate, mas é muito comum cobrir metade de cada tira com chocolate preto. se experimentar antes delas desaparecerem, eu mostro como ficaram. ou deixo-vos provar...!

Sem comentários: