31.1.11

3. um abuso de chocolate

pronto. é que não dá para excluir a doçaria deste projecto. especialmente aos domingos à tarde, em que o que apetece é ter o cheiro de algo doce e bom a encher a casa. que se lixem os legumes, que se lixe a comida normal. fazer bolos e biscoitos é que é fixe.

especialmente se envolverem uma quantidade abusiva de chocolate. não sou muito dada a biscoitos de chocolate, mas vi esta receita e tive que a experimentar.

o resultado é um biscoito bem constituído, mais seco nas extremidades e bem chewy por dentro. e muito, muito, mas mesmo muito achocolatado. é melhor deixar arrefecer antes de comer, e mesmo assim, convém ter à mão um copo de leite, bem fresquinho.

Chocolate Rads
(adaptado da Orangette)

450g de chocolate de cozinha
1,5 chávenas de açúcar amarelo
4 ovos
50g de manteiga
1 cl. de chá de café instantâneo
0,5 chávenas de farinha
1 cl. de chá de fermento em pó
pepitas de chocolate (a receita original diz para usar 2 chávenas, mas eu só usei meia)

derreter o chocolate e a manteiga em banho maria.

numa taça grande, bater o açúcar e os ovos até ficar um creme espesso e esbranquiçado. juntar o chocolate derretido e o café, e bater bem.

coar a farinha e o fermento em pó para uma tigela pequena. juntar os ingredientes secos à mistura de chocolate e mexer com uma espátula. juntar as pepitas de chocolate. colocar a tigela no frigorífico até a massa ficar firme (cerca de 30 minutos).

aquecer o forno a 175º C. forrar um tabuleiro com papel vegetal. fazer bolas pequenas (com colheres de sopa ou com uma colher de gelado) e colocá-las no papel vegetal, com alguma distância entre cada uma. não é preciso pôr muita massa, pois esta espalha-se ao cozer e os biscoutos agarram-se uns aos outros. uma colher de sopa de massa é o suficiente para formar um biscoito.

cozer durante 11 a 13 minutos. enquanto estão no forno, preparar um novo tabuleiro e assim consecutivamente, até usar toda a massa. retirar do forno, deixar arrefecer, e descolar os biscoitos do papel vegetal.

4 comentários:

Joana disse...

delish

Dom Pexote disse...

"Especialmente aos domingos à tarde, em que o que apetece é ter o cheiro de algo doce e bom a encher a casa."
Os amigos? :]

joui disse...

diz que os amigos levam com o resultado da empreitada, que eu enjoo rapidamente! :P

Mais que Panelas disse...

chocolate de cozinha? seria chocolate ao leite? ou meio amargo?

oque são chávenas?

as fotos estão lindas!!!