27.8.08

rescaldo: festas da sra da agonia 2008

viana é amor

serenata no rio lima

o fogo de artifício mais lindo que já vi

ainda mexem, 380 km depois!

o bailarico "autoregulado, mas muito organizado", rosa dixit


rosa e filipe a matarem saudades da feira popular


yummy


os ciclistas: rosinha, ricardo e filipe

linda concertinista

no desfile etnográfico

vinho é na malga

sulfatar




ourada

detalhe algibeira

detalhe avental

vou escrevendo à medida que ponho as fotografias. depois de tantas já postas. adoro viana, um bocadinho mais. saí de lá mais inspirada, foram dias refrescantes, estes. passei a semana no seio de uma família muito bonita. passei-a também junto de um grupo de amigos antigo e também ele muito bonito. à cati, mafalda, paula, sr. baldemar (hehe), sra. ana maria, joão, miguel, tânia, tio serafim, família do joão, muito obrigada.

saí de lá ainda mais confusa com a questão dos trajes. o traje de viana tem de ser dos mais complexos de portugal. saí de lá com mais vontade do que a que já tinha, de estudar isto - já passei a manhã a desenhar algibeiras no meu caderninho! adorava trajar. quem sabe, para o ano. elegi o traje azul de campo como o meu favorito. ganhei uma paranoia absoluta por padrões de aventais.

as festas da sra. da agonia, sendo uma festa massiva, necessita de uma organização ao mesmo nível. isso é obvio. concertos, festas, procissões, tudo agendado, tudo bem estruturado. é óbvio que o mais interessante ocorre para lá dessa previsibilidade, ocorre para lá dos programas. desde o dia 0 das festas que ouvimos às 1, 2 da manhã as concertinas a tocar numa praça; os bailes inerentes e imprevistos, quem não sabe que se junte que a gente ensina, e as concertinas sempre sempre a tocar. dá-se mais uns passos e eis os cantares ao desafio. são duas da manhã, só estavam programados para as 15h, com o famoso canário! mas neste ajuntamento, estavam a ouvir dois miudos novos, um rapaz e uma rapariga que se desafiavam e riam.
a cena é o underground da romaria massificada.
a cena é a romaria da serra d'arga, ou do cú de judas.
apesar de linda esta romaria - nunca vi gente tão orgulhosa da sua tradição - apercebi-me que são poucos os vianenses que assistem às suas festividades. para quem é esta festa?

nestes dias recebemos a visita da linda rosinha, que com o ricardo e o filipe fez um trilho invejável de bicicleta; comi o primeiro algodão doce da minha vida; tive tantas ideias.

sabes que mais
viana é amor
hah

mais fotos aqui e aqui

11 comentários:

joui disse...

e isso é pura felicidade, não é?
;)
gostava muito de ter ido

Anónimo disse...

Fomos muito bem recebidos.
Gostei da hospitalidade, da companhia, da festa e da cidade.
Pra voltar, talvez de bicicleta de novo...
Ai o algodão doce. Mt consistente, né? Não trocava nem por nada a minha fartura... (na antiga Feira Popular eram 1000 vezes melhores!!!)
Um beijo, e até à próxima.

cursed eyes disse...

ey philips!! sim, até à próxima:D

kate disse...

Olha a fátima!!! lol

fico tão contente da minha cidade te inspirar :) e ainda bem que vêm pessoas de fora para abrir os olhos aos vianenses sobre a beleza das festas e da cidade! obrigada!
E espero mesmo que te tenhas sentido bem ca em casa (mesmo com as piadas secas do sr. baldemar!)já fazes falta por cá! eheh

AH! n te disse nada porque a minha visita a braga acabou por ser relampago... o joao pegou a constipação ao miguel e a mim... fodeu! gilipollas!

e isto se calhar ja esta um bocado grande para ser um simples comentário a um post, mas olha! cá se vai andando e as coisas têm que ser ditas! :P

o acordeao esteve parado com isto tudo... hoje recomeço! e tenho q aprender a libertango!

beijufs jo (e pa ti oh joui, parvalhoca, com escaldao em sitios improprios também!)

Anónimo disse...

gilipollas é a melhor palavra do mundo. bem. se calhar não bate parvalhoca ;)
tu querias era um (mini-)escaldão como o meu :p

Joana disse...

pois!so quando hoje me paercebi que era quinta é que me lembrei do jantar de quarta, correu bem?
faço lá falta em tua casa, fui uma infiltrada durante tanto tempo.
as melhoras
e olha que vou ser a tua tormenta do acordeão, ve se o retomas
beijinhos:)

Unknown disse...

O gosto que tens pelas festas da Srª D'Agonia fazem com que já sejas uma verdadeira Vianense! Para o ano estarei à espera de poder ter o prazer de te ver envergar um traje...onde representarás uma cultura, uma geração e uma tradição! (palavras da Vereadora da Cultura!)
Beijinho

Anónimo disse...

Olá:)!
Partilho das palavras do Filipe, foi tudo muito agradável e vai ser para voltar de novo um dia. Tenho algumas fotos tuas a devorar esse algodão doce e um vídeo dessa dança com a Rosinha! Pede o meu email à Rosa que eu depois envio. Beijinhos.

cursed eyes disse...

olá ricardo!
pois é, mais fácil mandar directamente para madamecloci@gmail.com
hoje vou ao Puorto jantar com a rosinha :D até à proxima então!

cursed eyes disse...

ups, madameclock@gmail.com

Rosa Félix disse...

foi um óptimo fim de viagem (:
muito obrigada, saudades.