29.8.10

54. take my sister to a different city

num dos últimos dias de julho (nem acredito que agosto passou tão rápido!), ansiava por uns dias à beira-mar, sem nada para fazer. aproveitei uma deslocação do meu pai a aveiro, fizemos uns pequenos ajustes no lugar de chauffer habituel e, de uma forma muito pouco planeada, levei a rita a visitar uma cidade nova.
na universidade, o cheiro a maresia, e a rita a imaginar-se a lá estudar e viver (mal ela sabe a vontade recorrente de viver em cada nova cidade que conhecer...). sem mapas, sem planos, sem fazer a mínima ideia de como se organiza a cidade. à primeira, afastando-nos do centro sem saber, e tropeçando na ria e nas salinas. encantamento.

o salineiro que, aos 80 anos e uma infecção num dos pés, descalços e duros, não conhece o conceito de lucro. só de trabalho árduo. saudades dos tempos em que havia ordem no país e empregos para os mais novos.
fomos turistas. fizemos os mais rebuscados planos para um dia irmos para lá viver. fomos à baixa, depois à barra. na costa nova quisemos uma das casinhas. comemos tripa e comprámos ovos moles.
e conduzi um clássico. um mini! olha só que pinta!

mas clássico, clássico, foi eu ter-me esquecido de perguntar ao dono como se metia a marcha-atrás e, quando chegou a altura de dar a volta, lá tivemos que improvisar...dia completo: cidade nova, dia bonito, e aventuras a la joui...

2 comentários:

Joana disse...

woooaah!!
onde arrnjaste o mini??

joui disse...

é do marido da maribel :D
restauradinho, é uma vomva!

mas o melhor foi mesmo ter que pôr a rita a empurrar o carro porque eu não sabia meter a marcha-atrás, nem sabes o que nos rimos!!
ahahaha