12.1.11

2. feijoada de legumes

era esta receita que já tinha debaixo de olho há algum tempo, apesar de não ser uma coisa por demais, nunca tinha experimentado. já fiz muita mistela no meu tempo, mas esta envolvia couve e feijões. e não tinha carne, que por muito que eu goste de um bife tenrinho volta e meia, as festas deixaram-me uma inclinação para os legumes e o peixe durante uns tempos.

a autora da receita original diz que é um estufado, mas eu cá acho que ela tem personalidade suficiente para que lhe chamemos feijoada. a autora da receita original também usa couve suíça e aipo, mas eu também acho que a penca é uma coisa bela por de mais e o alho francês fica muito bem, muito obrigada.

então, para o cozinhado (que deu que chegue para um batalhão - ou para uma semana de refeições solitárias), utilizei:

1 cebola picada
3 dentes de alho esmagadas
2 cenouras aos cubinhos
1 alho francês pequeno, cortado às rodelas
250ml de vinho branco
1 penca pequena
1 lata de feijão branco
1 lata de tomate aos pedaços
piri-piri
2 folhas de louro
sal e azeite

cozinhar a cebola, alho, alho-francês e a cenoura em uma ou duas colheres de azeite. não é preciso deixar refogar, basta deixar que os legumes cozinhem. pode-se pôr um testo por cima da panela e, em lume brando, deixar que a cenoura fique quase cozido, vigiando para não queimar.

entretanto, ferver água numa panela e lavar as folhas da penca. quando a água levantar fervura, mergulhar as folhas de penca durante 1 minuto. retirar, escoar a água, e cortar a penca em tiras.

adicionar o vinho branco à mistura da panela. juntar a couve e deixar cozer por uns minutos. lavar o feijão e colocar na panela, juntamente com o tomate. adicionar sal, piri-piri e as folhas de louro e deixar cozinhar em lume brando até todos os legumes estarem tenrinhos.

servir com arroz (eu usei basmati, mas gostava de experimentar com arroz integral) e um ovo escalfado.

este é o meu primeiro ovo escalfado! - eu sei, é feiinho e tenho de melhorar a mise-en-place da mixórdia. mas eu tinha fome, oh se tinha! e que bem me soube...

1 comentário: