25.5.11

novo interesse


o meu interesse na geórgia, graças às danças, transferiu-se também para arménia. comecei a pesquisar e deparei com histórias que são do mais horrível, inacreditável e desumano que já li.
o massacre da população armena no antigo império otomano é um terror. por uma série de motivos, ora por serem cristãos - logo, de classe inferior - ora por deterem um bom circuito comercial, os turcos com vontade de regressar a um império pan-turco tomaram a decisão de eliminar as minorias do território, e com especial vileza, a população armena.

não é boa ideia contar as histórias que li e as imagens que por aí andam, mas das formas mais bárbaras os turcos eliminaram 1,5 milhões de armenos, atingindo o auge do genocído em 1915.
quem sobrevive, não quer falar, não lhe chamavam genocídio, a palavra não existia. como se vive depois disto, como estarão as relações entre os dois países agora, o que se perdeu? é curioso que um testemunho diz que a tradição turca é roubada. as danças, a comida, a arquitectura...tudo é fruto de pilhagens e usurpações do género. interessante.

Sem comentários: